cover
Tocando Agora:

São Paulo passa por situação constrangedora na reta final da temporada e é o time com mais lesões no mundo

São Paulo chegou a marca de 70 lesionados nesta temporada e situação preocupa Hernan Crespo São Paulo sofre com lesões na temporada Nos últimos 15 ano...

São Paulo passa por situação constrangedora na reta final da temporada e é o time com mais lesões no mundo
São Paulo passa por situação constrangedora na reta final da temporada e é o time com mais lesões no mundo (Foto: Reprodução)

São Paulo chegou a marca de 70 lesionados nesta temporada e situação preocupa Hernan Crespo

São Paulo sofre com lesões na temporada

Nos últimos 15 anos, poucos clubes chegaram a enfrentar uma onda de lesões tão grave quanto a do São Paulo em 2025. Na temporada atual, o Tricolor paulista acumula 70 desfalques por lesão – um número elevadíssimo – e já teve 13 a 14 jogadores simultaneamente no departamento médico.

Em termos de futebol brasileiro, o único caso comparável em volume total de baixas foi o do Botafogo em 2022, quando o clube carioca registrou cerca de 66 lesões ao longo do ano. (Há relatos até de 78 lesões nessa temporada botafoguense, considerando todos os casos clínicos registrado, o que supera a marca são-paulina.)

Naquele mesmo ano, o Corinthians também sofreu com 64 baixas médicas e até clubes de menor investimento sentiram o peso de dezenas de contusões (o Avaí, por exemplo, teve 62 lesões em 2022) . Ou seja, até então a faixa de 60 a 66 lesões era considerada o auge negativo – a marca de 70+ lesões do São Paulo em 2025 ultrapassa esse patamar histórico.

São Paulo teve 70 atletas lesionados ao longo da temporada

Quanto à situação de ter mais de 13 atletas lesionados ao mesmo tempo, isso é extremamente raro. Mesmo casos críticos recentes ficavam nesse limite: o Grêmio, por exemplo, chegou a 13 jogadores fora de combate simultaneamente no início de 2023. Nenhum outro clube brasileiro na memória recente ultrapassou efetivamente esse “time inteiro” de lesionados de forma comprovada.

Ferreirinha é mais um lesionado no São Paulo Foto: Marcello Zambrana/AGIF

No cenário internacional, também é difícil encontrar crises que superem a do São Paulo em 2025, embora haja exemplos notáveis de departamentos médicos lotados. O Tottenham Hotspur, da Inglaterra, viveu em 2025 uma forte onda de contusões – chegou a ter 15 jogadores lesionados diferentes ao longo dos primeiros meses da temporada (com um total de 92 jogos perdidos por esses atletas) , e em certo ponto contou com cerca de dez desfalques simultaneamente.

São Paulo é um dos times com mais lesões no Mundo

Na Espanha, o Barcelona liderou La Liga em lesões recentemente, acumulando 14 jogadores lesionados em dado momento da campanha (totalizando 62 partidas perdidas) . Até o Real Madrid enfrentou, em 2024/25, um cenário de DM cheio: 14 jogadores diferentes lesionados, com 22 ocorrências de lesão registradas ao longo da temporada . Apesar desses casos preocupantes, vale destacar que ultrapassar a barreira de 13 lesionados simultâneos é algo excepcional mesmo no futebol mundial – situações assim são raríssimas.

Portanto, o São Paulo de 2025 figura entre os piores cenários já vistos em termos de elenco dizimado por lesões, com pouquíssimos paralelos em anos recentes tanto no Brasil quanto no exterior, seja pelos mais de 70 casos de lesão na temporada ou pelos 13-14 desfalques simultâneos em seu elenco